sábado, 5 de janeiro de 2008

Considerações finais.

Depois de quase 7 mil km, muita comida estranha, muito suco esquisito, paisagens incríveis e a constatação de que o Rio São Francisco nasce em São Roque de Minas, vive considerávelmente bem até 3 Marias, quase morre daí até Paulo Afonso e renasce um pouco de Piranhas à foz; constatando também que só no Piauí encontramos pessoas favoráveis à transposição; verificando que as populações ribeirinhas estão acomodadas com a bolsa esmola do governo e vivem muitas vezes à mingua com peixe e preguiça; lembrando que em muitos trechos onde existem assentamentos agrícolas (verificamos in loco), com programas de irrigação com canais e bombas elevatórias são produzidas muitas frutas de ótima qualidade e até bons vinhos, quero crer que o correto seria revitalizar o Rio e seu entorno, com mais assentamentos e projetos como os já existentes. Acho que devido às barragens, que são seis ao todo, trouxeram muitos prejuízos ao Rio, causando grande assoreamento e quase inviabilizando sua navegação, que já foi pujante. O trecho que navegamos entre Xique Xique e Pilão Arcado está dificil, com dois encalhamentos que o condutor (Júnior de 17 anos) soube transpor com maestria, uma vez até descendo na areia pra manobrar no braço a Estrela Dalva. O Rio sustenta um número incrível de pessoas, com pesca, navegação, plantações, artezanato em barro e agora o turismo. Cidades históricas são encontradas de Pirapora a Penedo, e são lindas.
Finalmente, quero agradecer aos meus companheiros, que com muita paciência conviveram comigo estes 15 dias de aventura, enfrentando BRs muito perigosas (inclisive o Polígono da Maconha, não recomendado até pelo Guia 4Rodas) , terra, barro, pedras e cascalho, o impressionante agreste baiano e pernambucano, estradas ditas asfaltadas, mas que o alcatrão não existe mais ali, calor insuportável, dificuldades momentâneas com combustível caro e difícil. Ter amigos assim é muito mais do que um homem merece.
Breve publicarei um album de fotos legendado, onde os que tiverem paciência poderão ver os incríveis, alucinantes e maravilhosos dias que pudemos compartilhar.
Amo ainda mais o Rio São Francisco, minha DR, a estrada e meus amigos.
Cada vez mais me convenço que o Brasil merece ser conhecido antes dos Andes, do Atacama, de Uchuaia e outros roteiros da moda.
Obrigado.

Clóvis Larrabure, Mateus Larrabure e Marcelo Schwab.